Foto & cultivo: André Merez |
Um cruzamento de boa forma
Esse híbrido que resulta do cruzamento entre Lc Mini Purple x C. walkeriana tem como uma de suas principais características a facilidade no cultivo. Planta bastante vigorosa, desenvolve-se com rapidez quando suas necessidades são devidamente atendidas. Pouco exigente e bastante tolerante às incoerências de cultivo, pode e deve ser uma planta recomendada aos orquidófilos pouco experientes. Pode ser cultivada nos tradicionais 50% de sombreamento junto com as demais Cattleya da coleção, sem maiores recomendações.
Outra qualidade bastante apreciada nessa planta é sua boa forma. Geralmente de boa armação e textura, suas pétalas e sépalas formam um conjunto harmonioso e bem equilibrado. Atendendo aos critérios de julgamento exigidos pelas comissões julgadoras das principais exposições do Brasil.
Há ainda dois aspectos dessa planta que não podem deixar de ser comentados. Primeiro sua cor que sempre é muito boa, principalmente em seu labelo que, na forma tipo, é de um rubro bastante marcante e intenso, e segundo seu perfume que é bastante perceptível e semelhante ao detectado em seus parentais.