Foto/ divulgação Clube do Orquidófilo I André Merez Masdevallia Dennis Rossigler |
Um gênero de formas incomuns e belas
Informações sobre o hábitat
Oriundas em sua maioria de regiões úmidas e com baixas temperaturas, as plantas do gênero Masdevallia atendem aos anseios dos orquidófilos que apreciam as formas mais incomuns, sem abrir mão da beleza. Com aproximadamente 400 espécies registradas, em sua maioria em regiões montanhosas, essas plantas de sépalas fundidas devem ser colecionadas por orquidófilos que tenham condições de fornecer a elas um clima de ameno para frio, de preferência com uma leve mudança de temperatura entre o dia e a noite.
Os interessados pelas Masdevallia também deverão apreciar os gêneros Dracula, Dryadella e Trisetella, já que estes foram desmembrados delas e guardam impressionantes semelhanças.
Algumas dicas de cultivo
Trata-se de uma ótima opção para aqueles que dispõem de pouco espaço para cultivo, já que são plantas em sua maioria de porte pequeno.
A luminosidade ideal deve estar em torno de 70% de sombreamento, pois normalmente vegetam nas regiões mais escuras das matas. O excesso de luz fará com que suas folhas fiquem amareladas e se destaquem facilmente do rizoma.
O substrato pode ser composto de uma mistura de esfagno e casca de pinus em uma granulação um pouco menor da normalmente usada em Cattleya. O vaso deve ser preferencialmente o de plástico, por sua maior capacidade de retenção de umidade.
As regas deverão ser um pouco mais frequentes do que nas demais orquídeas, contudo, é recomendável a leve secagem do substrato entre as regas, pois o encharcamento constante das raízes também pode ocasionar a perda do exemplar.
A umidade do ambiente de cultivo deve estar sempre acima de 70%, caso contrário torna-se praticamente impossível cultivá-las. Para tanto pode-se lançar mão de recursos como pratos com brita abaixo dos vasos, ou umidificadores de ambiente. Uma ressalva importante é a atenção ao ataque de lesmas e caramujos devido a maior umidade de que necessitam. Faça vistorias frequentes no orquidário, principalmente à noite e, se necessário, utilize um lesmicida, como o Metarex, por exemplo.