Pedra Azul - Espírito Santo I Brasil - Foto/divulgação: Clube do Orquidófilo |
Olá amigos do Clube do Orquidófilo!
Após um recesso de férias que se iniciou em meados de dezembro, o Clube do Orquidófilo retoma suas atividades cheio de novidades. Sempre é bom ‘sair da toca’ e rodar por aí, ver o mundo, conhecer pessoas e lugares novos. É preciso estar sempre em movimento pra não ‘enferrujarmos’ em velhos conceitos, velhas atitudes. Não vou me desculpar pelo recesso por que os leitores mais compreensivos, certamente entenderão que ele foi necessário.
Tivemos a feliz oportunidade de expedicionar por alguns hábitat, condição bastante importante para conhecer cada vez mais peculiaridades de cultivo das orquídeas; visitar um dos principais orquidários do Brasil, o Caliman na cidade de Venda Nova do Imigrante, no Espírito Santo; fomos também a um dos sítios do renomado orquidário AWZ e ao laboratório de produção de mudas do lendário Dr Aloísio Falqueto. Apesar de estarmos ‘teoricamente’ de férias, tudo foi documentado e registrado para compor parte do material dos artigos do Clube do Orquidófilo em 2015.
Despeço-me de 2014 com muita alegria e torcendo para que o 2015 seja tão frutífero quanto seu antecessor. Algumas adversidades sempre ocorrem, isso é normal e deve servir de combustível para novos e desafiadores empreendimentos. Li recentemente uma frase atribuída a Winston Churchill que dizia que “O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo”, e é dessa maneira que este espaço dedicado ao estudo e a divulgação da orquidofilia determinará o “tom” de mais um ano de atividades.
Um forte e carinhoso abraço aos que já se consideram ‘sócios’ deste clube e nos acompanham desde o início e as nossas boas vindas aos que nos conhecem agora. Esta é uma iniciativa de um apaixonado por orquídeas que, simplesmente por amor a essas plantas, dedica uma parte de seu tempo ao estudo e à divulgação da orquidofilia no Brasil.
André Merez