Quantcast
Channel: CLUBE DO ORQUIDÓFILO
Viewing all articles
Browse latest Browse all 45

Dendrobium loddigesii

$
0
0

Dendrobium loddigesii I Foto e cultivo: André Merez I Clube do Orquidófilo

Uma espécie extremamente vigorosa
Por André Merez

Essa espécie do gênero Dendrobium costuma ser vista nas exposições do circuito orquidófilo em grandes touceiras de fartas florações. Sua parte vegetativa, bastante ativa na produção de brotos e keikes, forma um emaranhado de folhas, raízes e pequenos e bem formados pseudobulbos. Esse auge metabólico ocorre normalmente na primavera, período em que a planta deverá receber copiosas regas e adubação regular com macro e micronutrientes.

Passada essa etapa do desenvolvimento da sua parte vegetativa, o orquidófilo deverá respeitar o período de estresse hídrico de que a planta necessita para florescer adequadamente. Essa interrupção das regas deve ser iniciada no final do verão e seguir até que a planta comece a formar os botões florais. Caso esse procedimento não seja feito corretamente, no lugar da formação dos botões, serão formados novos keikes e a planta não florescerá como deve.

Por ser muito vigoroso, o Dendrobium loddigesii deve ser plantado de forma que possa se desenvolver e se espalhar livremente. É muito comum vermos plantas dessa espécie literalmente derramando sua parte vegetativa para fora do vaso. O que explica o fato de que em muitos casos também é muito frequente vermos essas plantas vegetando em grandes placas de madeira.

Touceira ricamente florida de Carlos Del Porto na exposição da Sociedade Bandeirante de Orquídeas
Originária da China, do Vietnã e de Laos, trata-se de uma planta epífita, mas já foram detectadas algumas ocorrências dessa espécie vegetando como rupícola, o que nos deve servir de aprendizado para compreendermos que, devido a esse fator, deve-se evitar deixar suas raízes encharcadas por um período muito prolongado. No que se refere à umidade ambiente, deve ser elevada, já que são provenientes de florestas úmidas em altitudes que podem variar de 400 até 1500 metros.




Viewing all articles
Browse latest Browse all 45