Quantcast
Channel: CLUBE DO ORQUIDÓFILO
Viewing all articles
Browse latest Browse all 45

Laelia alaorii

$
0
0
Laelia alaorii  I  Foto/ divulgação: Clube do Orquidófilo

Uma preciosidade da Bahia


Para os orquidófilos apreciadores das plantas de pequeno porte, tanto em sua parte vegetativa quanto em sua floração, essa espécie é certamente um item imprescindível na coleção. Apesar de ter sido descrita por Brieger & Bicalho em 1976, essa pequenina foi descoberta alguns anos antes pelo orquidófilo Alaor Oliveira, vegetando nas florestas úmidas e quentes do estado da Bahia. Sem dúvida nenhuma trata-se de mais uma verdadeira preciosidade das terras baianas, sempre tão ricas em belíssimas espécies.

Sua floração pode acontecer em qualquer época do ano, mas ocorre com maior frequência no verão, entre os meses de dezembro e março, quando ela emite suas inflorescências apicais geralmente com um ou dois botões por haste. Suas flores, de maneira geral, possuem a peculiaridade de não se abrirem completamente, a não ser em exemplares selecionados que foram submetidos a cruzamentos de aprimoramento. Quanto ao tamanho, as flores da L. alaorii dificilmente ultrapassam os 4 centímetros de diâmetro, exceto nos casos de plantas tetraploides que podem se aproximar dos 5 centímetros.

Informações sobre o Cultivo


Quanto ao cultivo aprecia umidade ambiente elevada e boa ventilação para que vegete satisfatoriamente. Deve haver um cuidado maior com essa planta nos períodos mais secos para que não se desidrate, porém, o encharcamento de suas raízes também é extremamente prejudicial, já que facilmente poderá ocasionar seu apodrecimento. Para contornar essa dificuldade é interessante lançar mão de um substrato que seja bastante aerado, com boa drenagem e algum elemento que garanta certa umidade. Uma adubação regular e equilibrada do tipo 20 20 20 apresenta bons resultados quando acompanhada de micronutrientes e se possível de aminoácidos.  




Viewing all articles
Browse latest Browse all 45