Quantcast
Channel: CLUBE DO ORQUIDÓFILO
Viewing all articles
Browse latest Browse all 45

Bc Hippodamia ‘Kelvin Lucky’

$
0
0
Bc Hippodamia'Kelvin Lucky' I  Foto/divulgação Clube do Orquidófilo

Um híbrido que surpreende


Há pouca informação disponível sobre esse híbrido. O que consegui levantar em minhas pesquisas é que se trata de um cruzamento entre a Brassavola nodosa e a Catteya aclandiae registrado em 1908 por Charlesworth Ltd junto à Royal Horticultural Society. Informações a respeito de como esse cruzamento chegou ao Brasil ou mesmo maiores detalhes sobre sua criação ainda não me foi possível encontrar.

No que se refere a este meu exemplar, posso afirmar que o adquiri apenas há dois anos e esta já é a segunda floração sob meus cuidados. Inicialmente o que me atraiu nessa planta foram o pequeno porte e o padrão de pintas diferenciado. Outra curiosidade é a variação do padrão das pintas e da coloração de sua floração, pois esta muda de maneira bastante acentuada de um ano para o outro. O que torna ainda mais interessante seu cultivo, já que existe esse ‘elemento surpresa’ a cada floração.

Informações sobre o cultivo


Por ter em seu cruzamento duas plantas que não podem ser submetidas a longos períodos de substrato muito molhado, de um lado a Brassavola que prefere ser cultivada em placas de madeira e do outro a Cattleya aclandiae que também precisa de uma leve secagem do substrato ente as regas, recomendo o uso de um substrato bem drenado para o cultivo desse híbrido. Uma mistura em partes iguais de casca de pinus e carvão e uma boa drenagem com isopor ou pedra britada são bastante adequadas. Iluminação de 50% e adubação semanal com formulação 20 20 20 e boa umidade ambiente garantem um bom cultivo para a Hippodamia.






Viewing all articles
Browse latest Browse all 45