Quantcast
Channel: CLUBE DO ORQUIDÓFILO
Viewing all articles
Browse latest Browse all 45

Cattleya lueddemanniana

$
0
0

Uma homenagem a Lueddemann

Com ocorrência exclusivamente na Venezuela, a C. lueddemanniana recebeu esse nome devido a uma homenagem que Reinchenbach, responsável pela descrição da planta em 1858, resolveu fazer ao amigo ‘Lueddemann’, orquidarista francês.

No Brasil sua floração costuma ocorrer nos meses que finalizam o inverno e dão início à primavera, curiosamente em pseudobulbos sem raízes já que a emissão das mesmas se dá normalmente após a floração, período em que a planta deverá ser adubada normalmente para que se recupere do estresse causado pelo processo de emissão das flores. Em muitos casos, esse processo pode causar o enfraquecimento dos pseudobulbos deixando-os sulcados.  


Seu cultivo pode ser feito em local claro e em temperaturas um pouco mais elevadas do que as demais Cattleya. Por tratar-se de uma planta rústica e de fácil cultivo, é indicada para orquidófilos iniciantes, já que sua tolerância às adversidades de cultivo são bastante extensas, desde que seu substrato permita uma perfeita aeração das raízes e que estas não sejam submetidas a longos períodos de encharcamento.





Viewing all articles
Browse latest Browse all 45