Quantcast
Channel: CLUBE DO ORQUIDÓFILO
Viewing all articles
Browse latest Browse all 45

Hadrolaelia fidelensis

$
0
0
Foto/ divulgação: Clube do Orquidófilo - André Merez 

Um tesouro quase perdido

Encontrada pelo orquidófilo Dr. Julio Sodré às margens do rio Paraíba no município de São Fidélis, no Estado do Rio de Janeiro, essa espécie de pequeno porte, foi inicialmente enviada a F. C. Hoehne que declarou tratar-se de uma espécie nova, mas não publicou nada oficialmente a respeito dessa planta.

O segredo do local exato onde um único exemplar dessa planta foi coletado morreu junto com seu descobridor. Somente depois que um corte desse exemplar foi entregue a Rolf Altemburg do orquidário Florália e ao orquidário Binot, tornou-se possível sua propagação e popularização; não fosse esse acontecimento, provavelmente não teríamos conhecimento dessa espécie, já que o local de sua ocorrência tornou-se um mistério até hoje e nenhum outro exemplar foi encontrado nas matas da região de São Fideles.   

Essa espécie aprecia boa iluminação para vegetar, podendo até mesmo receber o sol pleno da manhã ou do final da tarde, mas sempre protegidas das horas de maior incidência e em temperaturas amenas. O período de floração ocorre normalmente entre os meses de outubro e janeiro. Curiosamente suas flores surgem das novas brotações sem espata, momento em que é necessário ter extremo cuidado para não se deixar acumular água na folha nova, caso contrário poderá ocorrer o apodrecimento dos botões.

O que inicialmente me despertou o interesse nessa planta foi o tamanho de suas flores, que são relativamente grandes se comparadas com sua parte vegetativa. Sua flor totalmente aberta pode alcançar de 10 a 12 centímetros e sua parte vegetativa não deve passar de 20 centímetros no máximo. Sua grácil particularidade morfológica de possuir a sépala dorsal quase sempre ereta e um pouco mais alongada que suas pétalas e sépalas laterais que são levemente inclinadas, garante-lhe um efeito visual único, que se diferencia em muito das formas tradicionais das outras espécies desse gênero.





Viewing all articles
Browse latest Browse all 45