Quantcast
Channel: CLUBE DO ORQUIDÓFILO
Viewing all articles
Browse latest Browse all 45

Doritis pulcherrima

$
0
0
Doritis pulcherrima alba aquini I Foto e cultivo: André Merez I Clube do Orquidófilo

Homenagem à deusa do amor


Considerada pelos taxonomistas como pertencente ao gênero Phalaenopsisaté o ano de 2009, essa orquídea de longas e eretas hastes tem seu auge de floração no verão e pode permanecer emitindo suas pequenas e graciosas flores sequenciais até o início do outono. Sua semelhança com o gênero acima citado pode e deve se estender também às necessidades culturais dessa planta, já que as recomendações de cultivo são muito semelhantes em ambas.

De maneira geral são plantas que apreciam temperaturas um pouco mais elevadas e boa umidade ambiente. Por serem monopodiais e não possuírem pseudobulbos, os cuidados com o controle de regas devem ser redobrados, caso contrário poderão desidratar com facilidade, o que tornaria bastante difícil sua recuperação. Por outro lado, suas raízes precisam estar ventiladas para evitar que apodreçam, logo, o melhor substrato a se utilizar nas Doritis deve ser ao mesmo tempo bem drenado e conter pelo menos um elemento que retenha a umidade de que a planta necessita.

Quanto ao fornecimento de luz as Doritis necessitam de um pouco mais de iluminação do que as Phalaenopsispara que floresçam adequadamente. A adubação regular também não pode ser negligenciada para garantir um bom enraizamento e, consequentemente, uma floração satisfatória.
Em minha coleção cultivo duas delas, uma tipo e outra variedade alba aquini que têm se desenvolvido bem em substrato misto de casca de pinus com carvão e musgo esfagno em partes iguais. Ambas recebem adubação semanal junto com as demais plantas com macro e micronutrientes intercalados a cada três aplicações com cálcio e magnésio.


O nome desse gênero tem origem grega, no termo δόρυ - δόρατος (dóry, dóratos)e significa ‘lança’, devido à forma de seu labelo, ou ainda, pode-se considerar que o nome tenha sido atribuído em referência a um dos nomes da deusa do amor, da beleza e da sexualidade, Afrodite.

Doritis pulcherrima tipo I Foto e cultivo: André Merez






Viewing all articles
Browse latest Browse all 45